Você se permite ser provocado?
Quando eu falo sobre provocação para as pessoas, me refiro sempre a um ato e ação de provocar um pensamento diferente ou uma percepção mais aprofundando sobre algo, o que chamo de "provocação criativa".
No nosso mundo atual, é muito fácil vivermos e agirmos no automático, e uma das formas de se despertar disso é questionando e percebendo a realidade com mais profundidade ou por ângulos diferentes.
Na minha experiência e teoria, a "provocação criativa" tem como base o questionamento ou o "poder da pergunta" como ferramenta de percepção. O poder da pergunta é uma das premissas da ciência, que tem como objetivo fazer boas perguntas para que se descubram boas respostas. Quando descobri e percebi que o poder está na pergunta e não na resposta, entendi que precisava focar em fazer boas perguntas, para que as respostas aparecessem como consequência.
Assim, quando fazemos uma boa pergunta, ela provoca nosso pensamento e nossos sentidos a prestar atenção e perceber melhor determinada coisa ou assunto, o que ajuda a gente a pensar de forma criativa, procurando alternativas para a solução de problemas.
As provocações nos sacodem, nos deixam mais alertas, questionadores e perceptivos da vida que acontece agora!
#provocação #criativa #criatividade #provocaçãocriativa #percepção #poderdapergunta #aprendizagem #educação #felipefata