Todos nós cometemos erros sem perceber, por hábito ou cultura, e tendemos a replicá-los dia após dia. A coisa fica ainda mais complicada quando a gente não se conhece, pois facilmente nos distraímos, perdemos o foco, desperdiçamos tempo, dinheiro e a oportunidade de aprender, claro
Veja aqui os erros mais comuns:
1 - Falta de Motivação: Quais são os "motivos que te levam a ação"? O que, ou pra quê, você está ali naquele curso? O que te leva até a escola? Tenha a clareza dos seus motivos, pois isso te ajudará a manter o foco nos objetivos.
2 - Falta de Objetivo Claro: Não saber pra onde ir nem o que se quer da vida pode ser frustrante. É muito comum encontrarmos pessoas que estão fazendo as coisas no automático, para cumprir tabela ou para obter um título, com a crença de que isso já seria suficiente para se garantir e se dar bem na vida. Lembra do "foco nos objetivos"? Pra isso, você precisa ter objetivos! Quais são os seus?
3 - Falta de Planejamento: Saber o que precisa ser feito, o que está sendo feito e o que já foi feito são partes do processo para a realização com excelência de qualquer atividade. A organização dessas etapas e tarefas faz com que não desperdicemos tempo e energia com distrações que não nos acrescentam nada.
4 - Falta de Maturidade: O famoso "cabeça dura" e "miolo mole" - Não seja cabeça dura para novas ideias, pontos de vistas diferentes dos seus, e não seja "miolo mole" para levar tudo como uma grande brincadeira, encarando a sala de aula como um passatempo. A sala de aula (física ou digital) é um recorte da realidade, ou seja, o que acontece ali, nossas atitudes e ações, se refere às nossas expressões, daquilo que estamos cheios. Prefira ser um aprendedor e um agregador, aproveitando a troca para se transformar, crescer e prosperar.
5 - Falta de Autoestima: Não acreditar em si, na própria capacidade de aprender e de executar, faz com que você se feche, se derrote e toda a boa aprendizagem deixa de fluir, restando só "o martírio que é fazer as coisas", causando dor e angústia. Pessoas com problemas de baixa estima tendem fortemente a se comparar com as outras pessoas, o que aumenta ainda mais a angústia de se sentir incapaz e derrotado. Se você não acreditar em você, ninguém acreditará. Acredite, sem autoestima não aprendemos, não praticamos, não evoluímos com qualidade e não conseguiremos fazer e melhorar os 4 primeiros pontos citados acima.
Não nos ensinaram a ser estudantes.
E você aí, qual sua opinião sobre isso?
#erroscomuns #estudante #educação #aprendizagem #autoestima #desenvolvimento #motivação #objetivo #planejamento #maturidade #felipefata