O que é arte para você?
É com frequência que me fazem essa pergunta, e toda vez me pego pensando em uma definição didática para falar para as pessoas, mas não consigo, pois a arte pra mim é mais do que está no dicionário ou na definição de outro artista.
A arte não é só pintura, escultura, música, dança etc. Acredito que arte é tudo que vem da alma, aquilo que você faz e produz de tal maneira que se sente completo, em paz e liberto ao fazer. Essa é a sua arte!
Arte pra mim é uma jornada, uma abdução onde sou retirado da realidade, para adentrar em um universo particular ou paralelo, mas sem perder a realidade de vista. Louco né!?
Às vezes é inspiração, outras vezes é perturbação! Primeiro ela chega como inspiração, vem de surpresa, bate e vai como um raio, e se não anotar a ideia na hora, já era. Tem horas que ela vem, bate e fica ali, dias, me cutucando o dia todo, não me deixando dormir, e enquanto eu não anoto ou não faço a tal ideia, ela demora pra ir embora. Mas não reclamo disso não!
É como uma estrada, tem hora que é esburacada, às vezes é pavimentada, depois fica estreita, larga, sinuosa, com subidas, decidas, precipícios e abismos. É dor, alegria, descoberta, conquista, satisfação, congelamento, desapego, libertação, entrega e encontro. Pode ser tudo e nada ao mesmo tempo.
O encontro com ela, com a sua arte, é um encontro com você. Você que sempre esteve ali, mas que na maioria das vezes está sumido, escondido, distraído e perdido. Aparece para você e por você, humano e real. Qual é a sua arte?
Assim, a jornada continua, dá loopins, retrocessa, avança, transforma e vai. Uma jornada sempre transforma, a arte também.
#arte #FelipeFata