Você sabe como as pessoas estão, ou o que passa na cabeça delas sobre a pandemia, a casa, a escola, os estudos, o trabalho, o medo da morte e agora, o retorno?
Provavelmente não, então, confira essa ideia e pense com carinho sobre "não dar aula, conversar e construir a aula em conjunto".
Com o retorno ao presencial, essa provocação criativa é para que você professor que está retomando as aulas presenciais, ou para você que está iniciando no mundo da educação, independente da série ou curso, não use 100% do tempo da aula para simplesmente "passar a matéria"!
O ideal nesse momento é que parte significativa da aula, do encontro, seja usada para a "reconstrução" dos vínculos entre educadores e alunos, e entre os alunos mesmo.
Embora tenham estado juntos digitalmente, é agora no presencial onde há a necessidade dessa reconexão, pois isso irá proporcionar a criação de vínculos e o espaço onde isso acontece, se transforma em um ambiente seguro onde as pessoas podem ser elas mesmas e assim o troca fica mais rica e a aprendizagem natural.
A aula online funciona, mas não supera o presencial com o olho no olho, a energia, a sinergia, o foco e claro, a troca!
Então, crie um momento e a oportunidade para as pessoas falarem e se ouvirem sobre isso tudo, entrando em empatia e comunhão, até chegar no estado de unidade e valorização.
E assim, com unidade, a comunidade* escolar estará pronta, pois um grupo envolto desses valores, com certeza aprenderão e construirão com mais facilidade, engajamento e prazer.
*Com + Unidade = Comunidade
#aula #conversa #construir #conjunto #construção #reconstrução #educadores #alunos #presencial #online #aprendizagem #engajamento #educação #felipefata