Quando ministramos uma aula, saber sobre o assunto e sobre métodos de ensino e aprendizagens é essencial para a condução e construção do conhecimento, porém não é tudo!
Não podemos esquecer que uma aula é um encontro, onde humanos estão juntos para adquirirem um conhecimento e desenvolverem habilidades e atitudes, ou seja, uma aula é um espaço e o momento de se relacionar.
Com tudo, não podemos ser ingênuos e românticos para achar que em uma aula não exista trabalho, suor e dedicação. Assim, para esses momento de trabalho duro, para quebrar a monotonia e o cansaço, precisamos ter algumas "armas secretas" para dar uma suavizada e descontraída no processo, por exemplo usar o artifício do humor.
O bom humor é contagiante e deixa tudo mais leve, mas precisamos ter o bom senso para não ser algo bobo ou muito espalhafatoso, pois ele tem o momento certo para surgir, descontrair, alegrar e suavizar a situação para que as pessoas voltem ao foco da aula.
No meu caso, minhas armas secretas são o Silvio Santos, o Padre Quevedo e o Tião Nordestino, que são a minhas imitações que eu faço para dar aquela quebrada surpresa no momento específico da aula.
Para você usar essa arma secreta com sucesso, você precisa ser natural, fazer aquilo que já domina, pois esses são os ingredientes essenciais para que algo autêntico e verdadeiramente feliz aconteça.
E você, qual é, ou qual pode ser sua arma secreta, para usar em suas aulas?
#educação #aula #aulaonline #construindoaulasdozero #armasecreta #humor #SilvioSantos #imitação #autenticidade #diferença #identidade #prática #felipefata