As tradições foram e são um dos primeiros métodos de educação desenvolvido pelos homens. Histórias e conhecimentos transmitidos e perpetuados pelas pessoas, através da língua, da escrita, do convívio e da troca.
Assim que as pessoas vivenciavam os acontecimentos e obtinham conhecimentos e experiências, tinham a nata tendência de registrar e transmitir isso adiante.
Nessas experiências e transmissões de conhecimentos, foram criando os métodos e rituais, onde dividimos com nossos grupos sociais, aquilo que deu certo e aquilo que deu errado, numa tentativa de preservação e sobrevivência. Assim escrevíamos nossas histórias e nasciam as tradições, por onde passamos forma de fazer as coisas, adorar algo ou alguém, porque aquilo nos trazia paz e prosperidade.
Mas as tradições estão morrendo, vejo isso pessoalmente na minha vida e como educador, vejo acontecer na vida das pessoas e nos grupos mais tradicionais, como os indígenas, com os quais tenho contato. As reclamação são: "os jovens não tem mais interesse", "as novas gerações não se interessam", "minha avó que fazia e depois que ela morreu, não fizemos mais", "não temos tradições" etc...
A tecnologia, a enxurrada e a velocidade das informações, criam distrações que ajudam na sensação de "perda de tempo", com um senso de que não podemos parar nem perder tempo, senão não acompanhamos mais as notícias, os posts e a vida digital. Com isso, nossos ritos e costumes vão diminuindo e deixando de ser importante. Certo ou errado, não sei, pois pode ser mais uma transição pela qual a humanidade, passa de novo.
Manter as tradições, requer muita força, interesse, dedicação, respeito pela história e pelo conhecimento que a tradição carrega, transmite, ensina e homenageia.
A questão aqui não é fazer a melhor definição do que são as tradições, e sim, provocar a reflexão, do que está acontecendo com nossas tradições e o que estamos fazendo com elas?
Quantas tradições você tem? Quantas já perdeu? Quantas já criou?
Deixo aqui esse frase de G. K. Chesterton: "Tão forte é a tradição que as gerações futuras sonharão com aquilo que elas nunca viram."
#tradição #tradições #história #experiência #aprendizagem #troca #educação #FelipeFata