E quando percebemos
que falta criatividade?
que falta criatividade?
Nos meus anos de sala de aula, era muito comum perceber a dificuldade que os alunos sentiam em relação à criatividade, pois não se viam e não se sentiam criativos. Encaravam a criatividade como algo distante e subjetivo demais.
Então, grande parte dos meus esforços e estratégias como educador era promover condições para que as pessoas entendessem que eram (e são) capazes de ser criativas e ajudá-las a se desenvolver nisso.
A solução é praticar...
Confira a seguir uma das coisas que eu fazia com eles e que pode te ajudar também:
1º - Compromisso: Eu lembrava e afirmava que a criatividade era a principal ferramenta de trabalho deles, pois isso os deixava em alerta e atentos para a aprendizagem.
2º - Perceber: Depois, treinávamos os sentidos e o real significado de uma percepção afiada, profunda e empática, para estarem presentes e serem parte do todo.
3º - Ser Curioso: É essencial querer saber mais, “cavucar” e, assim, aumentar o repertório visual e cultural sobre o que estavam trabalhando.
4º - Experimentar: Fazer, "colocar a mão na massa", criar e praticar, pois a prática é a mãe da aprendizagem.
5º - Errar: Errar é bom! Entender que os erros são parte importante do processo de criação, pois eles nos conduzem aos acertos.
Repare que eu não mencionei a finalidade dessa aplicação toda, pois ela serve para qualquer área de interesse, trabalho e vida. São atitudes que nos desenvolvem e, assim, transformamos o que estamos criando, fazendo e resolvendo por aí.
E se você sente que precisa desenvolver mais sua criatividade para mudar seu trabalho e sua vida, eu posso te ajudar a ter uma #MenteCriativaEmAção.
É só me mandar um email ou me chamar nas minhas redes sociais! ;)
...
#Criatividade #MenteCriativaEmAção #DesenvolvimentoPessoal #PráticaCriativa #Transformação #EducaçãoCriativa #SejaCurioso #CrescimentoPessoal #ErrarÉAprender #Aprendizagem #ProcessoCriativo #Percepção #AçãoTransformadora #ProvocaçãoCriativa #FelipeFata